gallery/logo

O Anima Praça- Festival de Formas Animadas, é um projeto que surge do desejo em comum, do Grupo Depois do Ensaio e da Cia Ih, Contei!, de realizar um festival focado na linguagem de Formas Animadas, linguagem trabalhada e pesquisada pelas duas companhias.

 

O festival teve sua primeira edição no ano de 2019, sendo realizado no Parque de Madureira, e contando com artistas de vários estados do Brasil. Sua segudna edição em 2020 acontece online, devido ao estado de calamidade originária da pandemia de COVID-19. O intuito do festival é movimentar culturalmente espaços abertos, fora do eixo privilegiado Centro/Zona Sul do Rio de Janeiro, compartilhando a linguagem de Formas Animadas em seus variados gêneros, incluindo Teatro de Bonecos, Teatro Lambe-Lambe, Teatro de Objetos, Teatro de Sombras, Teatro com Máscara, Palhaçaria, entre outros. O festival é gratuito, contando apenas com a contribuição voluntária no chapéu dos artistas, com diversas atrações durante um dia inteiro de programação. Sua classificação é livre, e acontece uma vez por ano.

Na programação do festival, além das apresentações artísticas, também são realizadas oficinas para artistas e não artistas, visando o aprimoramento técnico dos primeiros, e o contato com a feitura da arte de animação para o segundo grupo.

 

O "Prêmio Anima Praça" foi criado pois assim o festival, pretende em cada edição homenagear uma artista ou um artista, de relevante contribuição e dedicação à linguagem das Formas Animadas, sem nenhum tipo de favoritismo ou de hierarquização, mas sim, como forma de reconhecimento aos artistas que dedicam a vida e carreira para a difusão deste tipo de arte.

Em sua primeira edição do festival, as criadoras do Teatro Lambe-Lambe, uma arte genuinamente Brasileira, Ismine Lima e Denise Di Santos foram as homenageadas, pela relevância do seu trabalho com um legado que vem se perpetuando por todo o mundo.

Na segunda edição do festival, os premiados foram todos os artistas, benfeitores e apoiadores que ajudaram o festival a acontecer de forma online, pelo seu empenho na continuidade do trabalho artístico.

 

Seus produtores, acreditam na potência da arte de animação, de aproximar o público, seja ele, de crianças, jovens e adultos, fazendo acender dentro de cada espectador uma faísca de sonho e fantasia. E acreditam também, que a arte deve ser acessível e democrática, rompendo barreiras, e buscando novos espaços, para que todos tenham o direito de fruir dela, sem elitismo e segregação.